jusbrasil.com.br
17 de Outubro de 2021

Reclamação Trabalhista, trabalhador não tenha medo de lutar pelos seus direitos!!

Leticia Sedola, Advogado
Publicado por Leticia Sedola
há 5 anos

Se imagine na seguinte situação: você acaba de ser dispensado de uma empresa onde trabalhou por algum tempo, se dedicou e desempenhou suas funções com afinco para que tudo sempre desse certo, recebia seu salário e isso era suficiente. Porém, pouco tempo depois de sair você descobre que a empresa não pagava o salário de acordo com suas funções, que deveria receber horas extras e não recebia, que deveria receber adicional noturno e adicional de insalubridade e não recebia, entre outros, seus direitos não foram observados.

Orientado por um advogado, você decide entrar com Reclamação Trabalhista, para discutir seus direitos na Justiça do Trabalho, mas depois de pensar um pouco, reflete que está desempregado e se “entrar na Justiça” poderá não conseguir novo emprego e muda de ideia decidindo não mais mover o processo.

Muitos trabalhadores pensam dessa forma, tem seus direitos violados, são demitidos e não movem processo trabalhista com medo de não conseguir novo emprego.

Mas será que isso realmente acontece?

Essa questão ocorria mais no passado, pois poucos trabalhadores descobriam o que tinham de direito, ou seja, poucas pessoas tinham acesso às informações sobre seus direitos trabalhistas e aqueles que tinham direitos violados e processavam o empregador eram mal vistos, tinham sua imagem manchada no mercado de trabalho, pois eram poucos que faziam isso.

Hoje a situação é diferente, a informação sobre direitos trabalhistas é muito mais divulgada, nos jornais, na televisão, na internet, e o errado é a empresa não cumprir com as leis, e não o trabalhador mover processo trabalhista quando teve direitos violados.

Além disso, a empresa que irá contratar, ao verificar que o trabalhador já moveu processo trabalhista contra empresa anterior perceberá que se trata de profissional que sabe de seus direitos e luta por isso, e, caso ela não o contrate única e exclusivamente por esse motivo, será melhor para o trabalhador, que estará livre de mais um empregador que não cumpre as leis.

Ao mover processo trabalhista o trabalhador exerce direito de cidadão garantido na Constituição Federal, o seu novo “patrão” se for esclarecido e correto, realmente precisar de seus serviços e se seu perfil realmente encaixar para a vaga não irá negar o emprego à você.

Não deixe de lutar para que seus direitos sejam observados, caso concorra a alguma vaga de trabalho e está lhe for negada pelo motivo de já ter movido processo contra outra empresa, procure um advogado de confiança você pode e deve exigir seus direitos na justiça.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)